Quais são os equipamentos para pizzaria mais utilizados? Confira!

Dicas
 
Para ter o bom funcionamento de uma pizzaria, são necessários alguns equipamentos para auxiliarem no dia-a-dia, e para manter a  higiene do local e dos alimentos.
Veja a seguir os equipamentos para pizzaria mais utilizados e que são fundamentais para o bom funcionamento do estabelecimento:
 
 
 
Pás, Escovão e Espátulas
As pás, feitas em chapas de aço ou de madeira e são utilizadas para levar as massas ao forno para assar, e para retirá-las do forno. O escovão parece uma vassoura, mas as cerdas são de arame de aço e servem para limpar o forno e retirar carvão. A espátula é usada para cortar as massas de pizza. Ela é constituída por uma lâmina de aço e por um cabo de material sintético resistente ao calor ou de madeira.
 
Caixa para armazenamento de polietileno e Assadeiras
Estas caixas são muito úteis para deixar a massa descansando evitando ressecamento na superfície. Você poderá utilizar várias caixas uma em cima da outra, as quais deverão se encontrar em sacos plásticos para não perderem umidade da superfície. As assadeiras, ou formas para pizzas, são, geralmente, de alumínio, em formato circular, com laterais retas e baixas, cujo diâmetro deverá ser suficiente para assar diferentes tamanhos de pizzas. Os diâmetros mais comuns são: 25 cm, 30 cm, 35 cm e 45 cm.
 
Forno elétrico
O forno é um equipamento imprescindível para assar as pizzas. Um modelo muito utilizado é o forno de esteira. Ele possui vantagem perante os demais, pois tem um rápido aumento de temperatura e alta velocidade de processamento, superando os fornos tradicionais.
 
O forno elétrico de esteira da Pizzatec ajusta a velocidade da esteira e a temperatura de cozimento de acordo com o alimento que será produzido, o que aumenta a produtividade e garante a qualidade da sua pizza.
Veja mais sobre este produto aqui.
 
Câmara de fermentação
Muitas padarias e pizzarias possuem uma câmara de fermentação. O objetivo é que a massa dos produtos, “descanse” (fermente) para que não haja ressecamento. Ela deve ser preferencialmente de aço, mas também pode ser usado o PDF. É necessária uma pintura especial, com esmalte sintético, para impermeabilizar e facilitar a limpeza do armário.
 
Caixa de entrega e Embalagens
As caixas de entrega utilizadas para depositar os produtos assados de forma prática e higiênica. As embalagens utilizadas no delivery são de papel especial e revestidas com filme plástico aderente. As embalagens também são produzidas em diferentes tamanhos para os diferentes tamanhos de pizzas.
 
Discos de alumínio e Estante
 
Os discos são feitos de alumínio, e se encaixam perfeitamente formando pilhas, que são utilizados para transportar massas de pizzas pré-assadas, já com molho de tomate que serão assadas. Em cada disco, devemos transportar apenas uma massa de pizza, para que não quebre nem amasse. A estante deve ser utilizada para guardar ingredientes secos como farinha de trigo, de semolina, sal, açúcar, azeite, entre outros. O uso de estantes facilita a acomodação e o uso dos ingredientes, e uma boa dica é guardar os produtos de acordo com o prazo de validade.
 
Embalagens com tampa e Bancada
 
São usados para guardar os ingredientes, depois que as embalagens originais são abertas. Devem ser herméticos para facilitar a acomodação. É muito importante que recebam rótulos com o nome do produto e a data de validade. A existência de uma bancada na área de produção de uma pizzaria é indispensável para a realização de todos os trabalhos de preparação dos produtos. Ela deve ser de material liso, resistente, e que dificulte o acúmulo de resíduos e facilite a limpeza. Assim, as bancadas de aço inoxidável ou de granito são as mais recomendadas.
 
Estes são os equipamentos para pizzaria mais utilizados pelos pizzaiolos e pelas pizzarias. Leia mais aqui e conheça os equipamentos para pizzaria da Pizzatec.