Harmonização de pizza e vinho: Como fazer? Aprenda!

Dicas

A pizza já faz parte do cotidiano dos brasileiros que buscam um prato diferente para, principalmente, dividir com amigos e familiares. E quando ela vem acompanhada de um bom vinho, esse momento fica ainda mais prazeroso! Mas como fazer a harmonização perfeita de pizza e vinho? Confira agora!

 

 

Pizza de atum - Vinhos rosé

Diferente da maioria dos peixes, o atum tem um sabor forte. Por isso, não harmoniza bem com vinho branco, porém um tinto pode fazer com que o sabor não se sobressaia. Então, escolha um rosé! Com corpo e estrutura de tinto, mas notas frescas de um branco, a harmonização fica perfeita!

 

Pizza de muçarela - Merlot ou Chardonnay

Uma pizza de muçarela tem o sal e a gordura do queijo como características que mais se sobressaem. Portanto, procure por vinhos de alta acidez e pouco taninos. Boas opções são um Merlot da Serra Gaúcha ou um Chardonnay mais encorpado e com notas amanteigadas.

 

Pizza de calabresa - Jerez ou Riesling

Os embutidos são, em sua maioria, bem salgados e condimentos. Portanto, esses fatores protagonizam a harmonização. Aposte em vinhos em que se podem sentir notas salgadas, como o Jerez. Mas se o embutido for muito picante, escolha uma opção levemente adocicada e ácido, como o Riesling.

 

Pizza Marguerita - Chianti e Sangioveses

Essa é uma das pizzas mais tradicionais do mundo. De sabor delicado e leve, ela combina muito bem com Sangioveses, já que eles têm estrutura e acidez para emplacar a gordura do queijo e acompanhar as notas frutadas do tomate e do manjericão. Outra opção é o Chianti.

 

Pizza de Quatro Queijos - Pinot Noir, Barbera ou espumante

A pizza de quatro queijos nasce de uma harmonização intensa e deliciosa de gorgonzola, parmesão, muçarela e catupiry. Procure por vinhos ácidos e menos tânicos, como um Pinot Noirs e Barberas. Mas se você quiser experimentar uma harmonização diferenciada, tente um espumante! Eles limpam o paladar e são deliciosos!

 

Veja também: 10 curiosidades sobre pizza que você vai adorar saber

 

Pizza de frango com catupiry - Rosé ou Pinot Noir

Sensibilidade é essencial para acompanhar uma combinação tão harmoniosa como a gordura do queijo e delicadeza do frango. Por isso, procure por vinhos de corpo leve e boa acidez como os rosés e os Pinots. É a harmonização perfeita para uma pizza deliciosa como essa!

 

Pizza de palmito - Chardonnay

O palmito fica mais macio quando se funde ao queijo e domina o prato. Por isso, os Chardonnays vão cair muito bem, por serem frutados!

 

Pizza de cogumelos - Pinot Noir, Merlot ou Carménère

Shimeji, shitake e outros cogumelos frescos possuem um sabor que pode ser traduzido em uma só palavra: terroso. Mesmo com outros ingredientes, eles irão se sobressair. Aposte em um vinho terroso, assim como a pizza: Pinot Noir, Merlot e Carménère.

 

Percebeu como uma boa harmonização da pizza com o vinho faz toda a diferença para aproveitar ainda mais esses momentos entre família e amigos? Então, compartilhe essas dicas nas suas redes sociais e marque uma reunião para todos se deliciarem juntos!

 

Veja também: Conheça pizzarias temáticas