Quais são os tipos de farinha para preparar pizza?

Dicas

A farinha de trigo possui muitas variedades que são específicas para cada massa. Mas como saber qual é o tipo ideal para preparar pizza? É o que nós vamos lhe contar agora. Vamos lá?

 

Rica em energia, os alimentos ricos à base de trigo atuam na prevenção de doenças e ainda fornecem nutrientes essenciais para o funcionamento do organismo. Porém, a falta deles causa fadiga, perda de massa magra, alteração no sono e cansaço.

 

 

Afinal, como escolher a farinha para preparar pizza?

 

A massa de pizza é como uma espuma. É necessário que essa espuma tenha bolhas, mas que não estourem facilmente durante o manuseio e enquanto assa. Porém, quanto mais bolhas essa massa tiver, menor será a quantidade de massa necessária, resultando em uma pizza mais leve.

 

Leia também: 10 curiosidades sobre pizza que você vai adorar saber

 

Para conseguir esse efeito de bolhas, você precisa escolher uma farinha com uma boa quantidade de proteína, para que elas se transformem em glúten na hora do manuseio. Assim, como o glúten é elástico, as bolhas de gás carbônico que se formam na fermentação não explodem e a massa fica mais fofa.

 

Além disso, a indústria criou blends específicos para garantir melhor performance na receita nos produtos finais, como farinhas próprias para massas, pães doces e salgados, baguetes, pizzas de longa fermentação, gérmen de trigo para biscoitos, entre outros.

 

Por fim, o recomendado é que você teste diferentes tipos de farinha para preparar a pizza e adequá-la ao perfil do seu estabelecimento. As mais utilizadas são aquelas bem finas, que exigem menos água para hidratar.  

 

Qual o tipo de farinha você utiliza nas suas pizzas? Compartilhe conosco!

 

Leia também: Como o WhatsApp Business poderá ajudar a sua pizzaria? 

No processo de moagem do grão são originados cerca de 75% de farinha e 25% de farelo de trigo. O mercado comercializa diferentes produtos a partir disso, como farinha de trigo refinada branca e amarela(especial), integral (grossa e fina), farelo, gérmen, fibra, além de massas, pães e diversos produtos à base do cereal.