10 curiosidades sobre pizza que você vai adorar saber

Dicas

Você sabia que se questionam sobre a verdadeira origem da pizza? Apesar de todos acharem que é na Itália no século XVI, há relatos que ela possa ter surgido bem antes de Cristo. Ficou curioso para saber mais sobre esse prato? Então, desvende 10 curiosidades agora.

 

1. Não se sabe quando a pizza teve origem

 

 

Como já adiantamos, a origem da pizza é questionável. A que nós conhecemos, que tem tomate, queijo e outros recheios, surgiu em Nápoles, na Itália, por volta de 1520.

 

Porém, há relatos que em meados de 6 a.C, os soldados assavam pães arredondados em seus escudos.

 

2. A primeira pizzaria é de Nápoles

 

 

Se a origem da pizza é questionável, a primeira pizzaria existe até hoje em Nápoles, na Itália. A Antica Pizzeria Port’Alba foi fundada em 1830.

 

3. O tomate veio só depois

 

 

Mesmo parecendo pares perfeitos e inseparáveis, o tomate começou a ser usado na pizza somente no século XVI. O motivo é que foi só nessa época que ele se popularizou na Europa.

 

4. A pizza tem uma precursora

 

A focaccia é um dos mais antigos pães feitos na Itália. Há boatos que a pizza surgiu através de uma tentativa de adaptar esse prato.

 

Depois que a pizza surgiu, ela já passou por várias transformações. Já a focaccia permanece intacta.

 

 

5. Ela foi a base da alimentação dos italianos

 

 

Já pensou em comer pizza no café da manhã, no almoço e no jantar? Era assim que os italianos se alimentavam no século XIX. O prato era considerado a base da alimentação deles.

 

6. Existe um campeonato de pizzas

 

 

World Championship Pizza elege os melhores pizzaiolos e padeiros do mundo. Tem até um hall da fama para que os que se destacarem!

 

7. A pizza de margherita foi criada para uma rainha

 

 

A pizza de margherita foi criada pelo pizzaiolo Raffaele Esposito no final do século XIX.

 

A história conta que o Raffaele teve que criar três versões originais de sabores de pizzas para a rainha Margherita e o rei Umberto I.

 

Uma delas foi inspirada nas cores da bandeira italiana (verde, branca e vermelha), a margherita. O verde ficou representado pelo manjericão, o branco pelo queijo e o vermelho, pelo tomate.

 

8. A pizza era um alimento dos plebeus

 

Quem vê a pizza sendo amplamente consumida em todo o mundo, nem imagina que antigamente ela era um alimento consumido por plebeus.

 

Por esse motivo, a nobreza não dava a devida importância para o prato. Somente com o Raffaele Esposito que a pizza ganhou o reconhecimento e o paladar dos nobres.

 

9. Nápoles é o berço da pizza moderna

 

 

Em 2009, foi feito um decreto pela União Europeia que reconheceu Nápoles como o berço da pizza moderna.

 

A batalha durou mais de quatro séculos!

 

A pizza napolitana, que tem apenas tomate e mussarela de búfala, também tem origem em Nápoles.

 

10. Já virou até poesia

 

No século 3 a.C., o historiador romano Marcus Porcius Cato escreveu: Massa lista, rodada, temperada com azeite, ervas e mel e cozida na pedra. Acredita-se que a menção possa ser uma descrição de como era a pizza naquela época.

 

A pizza, que é tão popular ao redor do mundo, tem muita história para ser contada, não é mesmo?

 

Compartilhe conosco qual curiosidade mais lhe chamou a atenção!

 

Leia também: Quais são os sabores doces mais populares?